sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Atividade Física para os Idosos - Saúde e qualidade de vida

A atividade física regular previne muitos problemas de saúde que são mais frequentes à medida que se avança na idade.

Deve caminhar diariamente pelo menos 30 minutos, com uma intensidade moderada. Esta caminhada pode ser repartida por duas, três ou mais vezes.

Se preferir fazer aulas de atividade física em grupo (combate isolamento), pode trabalhar o seu corpo, realizando exercícios de mobilização articular e alongamentos. Nestas aulas pode ser trabalhada a força (fundamental para a prevenção da osteoporose), bem como a resistência (previne tensão arterial, colesterol, obesidade).



Antes de iniciar o exercício físico, deve seguir as seguintes indicações:

- Faça atividades que movimentem todos os músculos. Mexa os pés, levante e baixe os braços, esperguice-se, mexa o pescoço para um lado e para o outro.

- Comece devagar e aconselhe-se com o seu médico. Aumente gradualmente o tempo de atividade física. Deve sentir-se confortável, sem se cansar demasiado.

- Evite demasiado esforço ao sol e ao frio. Use calçado estável e confortável e apoie-se devidamente, para evitar quedas.

- Vigie a tensão arterial, a visão e a audição.

- Deve realizar estas atividades acompanhado, lembre-se está a prevenir o seu isolamento e a melhorar a sua sociabilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário