quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Contributo dos avós na educação e envolvimento da família


Segundo uma investigação levada a cabo por David Coall, da Universidade Edith Cowan, os avós têm um papel preponderante na história da vida humana.
“Os avós, investem muito do seu tempo e dinheiro no amor aos seus netos”, afirma o investigador, nomeadamente na prestação de cuidados, na impossibilidade da presença dos pais. Este suporte para além de financeiro é também emocional.
Depois de estudar e observar diversas sociedades humanas, os investigadores chegaram à conclusão que a presença dos avós aumenta de uma forma preponderantedos as hipóteses de uma criança crescer de forma saudável.
O seu apoio financeiro é uma ajuda fundamental na educação das crianças, enquanto o seu amor e a capacidade de escuta podem ser muito úteis na adolescência, especialmente em períodos difíceis, como o divórcio dos pais e outras crises.
 
Uma análise dos nascimentos na Finlândia revelou que as crianças, cujos avós eram ainda relativamente novos no momento do seu nascimento, apresentavam uma probabilidade de viver mais tempo do que as crianças com avós mais idosos.
Curiosamente, o estudo revela que , os avós maternos são particularmente importantes, pois produzem o segundo nível mais elevado de cuidados das crianças, seguindo-se os avós paternos.


Ainda segundo o estudo, os avós também beneficiam muito da convivência com os netos, pois apresentam uma maior probabilidade de se manterem fisicamente ativos.

O século XXI é o século dos avós. No caso dos americanos, cerca de 50% da população tornou-se avó entre os 49 e os 53 anos, passando cerca de 30 a 40 anos a exercer esse papel.
Em França, cerca de 80% das avós têm mais de 65 anos  e 50% delas tornar-se-ão bisavós, enquanto cerca de 20% das mulheres com mais de 80 anos já são tetravós.
Em Inglaterra, quase metade da população tem netos, sendo que 25% dos avós são os principais cuidadores dessas crianças, passando, em média, seis horas por semana com os netos, em tarefas que substituem os seus pais.

Sem comentários:

Enviar um comentário