segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Metade das causas de morte no nosso País, tem relação direta com a nossa alimentação

Na conferência sobre o Plano Nacional da Saúde que decorreu em Loures, esta segunda-feira, o diretor-geral da Saúde avisou que quase metade dos portugueses adultos tem hipertensão, sendo o consumo de sal uma das principais causas para aquela doença crónica. O excesso de calorias, as gorduras de fabrico industrial e o açúcar são apontados também como tendo relação direta o aparecimento de doenças.

O aumento da esperança média de vida saudável e a diminuição da mortalidade precoce (antes dos 70 anos) são duas das quatro grandes metas definidas no Plano, que contempla ainda objetivos mais dirigidos às gerações mais jovens, um deles é a redução da prevalência do consumo de tabaco na população com mais de 15 anos e a eliminação ao fumo ambiental, enquanto o outro é o controlo da obesidade na população infantil para que não aumente em relação aos valores atuais.

Segundo a DGS, as melhorias de vários indicadores de saúde, que se registaram até 2008, desaceleraram a partir dessa data e até 2012, coincidindo com o período de crise, o que pode dificultar algumas metas previstas no Plano Nacional de Saúde.
Jornal de Notícias, 19 de setembro de 2016




Sem comentários:

Enviar um comentário