quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Apresentação do Projeto ELSS

Atualmente a nossa sociedade depara-se com diversos problemas sociais, como o envelhecimento populacional, a mudança de padrões económicos e de bem estar seguros, a dissolvência das estruturas familiares e o isolamento social dos idosos. (The EAGLE Toolkit for Intergenerational Activities, 2008)
Caminhamos para uma sociedade individualista e sem valores. Com o objetivo de minimizar esta tendência e com a data de implementação prevista para 2012, Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, (Comissão Europeia, emprego, Assuntos Sociais e inclusão, 2011) pretendemos concretizar um conjunto de atividades que promovam a prática intergeracional, entre os utentes da Universidade Sénior e os seus netos; e os alunos do 7ºC da Escola E.B. 2,3/S. de Ourém e os seus avós.
A prática intergeracional visa unir as pessoas em atividades propositadas, mutuamente benéficas, que promovem uma maior compreensão e respeito entre as gerações, contribuindo para a construção de comunidades mais coesas. (The EAGLE Toolkit for Intergenerational Activities, 2008).
O nome do projeto é “Estreitar Laços com Solidariedade e Saúde” (ELSS) e visa incrementar um conjunto diversificado de ações na área do voluntariado e na promoção da saúde e qualidade de vida entre gerações.

2 comentários:

  1. Parabéns Inês por mais esta iniciativa tua, que de certo será um sucesso com todo o empenho que dedicas em tudo o que te envolves.

    Solidariedade e Saúde são dos "bens" comuns que deveriam fazer parte de toda a gente, só assim se constroem sociedades coesas e equilibradas.

    Força, coragem, determinação e carinho envoltos em Saúde e Solidariedade... Parabéns Inês e muita sorte.
    Cidália Gonçalves

    ResponderEliminar
  2. O nosso Projeto ELSS…pelas alunas Cláudia Marcelo, Inês Pereira, Joana Caroço e Julie Neves do 7ºC


    Já passou algum tempo desde as atividades que fizemos (jantar e apresentação na Universidade Sénior), mas não nos esquecemos que as atividades foram muito divertidas, criativas e bem elaboradas.

    A primeira atividade foi o jantar, no dia 15 de Dezembro do ano passado, adorámos a convivência com os Seniores, são muito simpáticos e foi bom conhecê-los e ouvir as suas histórias e experiências de vida (:
    Cantámos, tocámos e achamos que eles também gostaram.

    A segunda atividade foi no dia 16 de Dezembro de 2011.
    Nesse dia, quase toda a nossa turma, o 7ºC participou na apresentação do projecto ELSS aos Seniores.
    Executámos uma pequena coreografia de aeróbica «construída» pela nossa professora de Educação Física.
    Os seniores mostraram-se muito entusiasmados e nós também (:

    Até agora gostámos de ambas as atividades e estamos ansiosos pelas que virão…

    ResponderEliminar