segunda-feira, 2 de abril de 2012

Testemunho de Voluntariado do Projeto ELSS

Neste momento são oito os voluntários a exercer atividades de caráter comunitário no Jardim Infantil de Ourém e Casa da Criança da Fundação Dr. Agostinho de Almeida em Ourém...



Solicitei a uma sénior que me desse o seu parecer acerca das atividades que realiza no Jardim Infantil de Ourém e aqui fica o testemunho da D. Luísa Figueiredo, reformada - Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Desde já o meu grande apreço pela vossa boa vontade e dedicação : )


Testemunho de D. Luísa Figueiredo:
UMA EXPERIÊNCIA GRATIFICANTE


"«Estreitar Laços com Solidariedade e Saúde» é um projeto criado pela Drª Inês Marques que, entre outras, engloba ações de voluntariado nas quais me integrei, escolhendo passar algum tempo por semana no Jardim Infantil de Ourém.

Embora toda a minha vida profissional tenha sido passada com crianças, esta é uma experiência diferente, por ser voluntária e porque as crianças são mais novas: dos 3 aos 5 anos. É com estas que estou mais tempo, depois do lanche e fazemos jogos de atenção que estimulem a capacidade de concentração, aprendemos juntos lengalengas, trava-línguas, canções e histórias infantis, explorando, ainda, as que já sabem.

Nunca tinha feito voluntariado, mas tem sido uma experiência verdadeiramente gratificante, pelo tempo que podemos dar aos outros e pelo carinho com que nos acolhem. De facto, o sorriso com que nos perguntam: Como te chamas? Mostra a vontade de nos conhecerem e de conviverem connosco. Não se pode desiludir uma pessoa, criança ou não, que confia e espera de nós, pelo menos, companhia e amizade.

Este é um projeto muito interessante pelas preocupações sociais e de bem-estar, pela promoção do convívio inter-geracional que tanto tem vindo a diminuir e que é urgente repor pelos valores que pode suscitar e transmitir entre as diferentes gerações."






2 comentários:

  1. Então não ficaram giros, os "meus" meninos? E desafiam-se, a ver quem primeiro consegue fazer os movimentos correctos!...
    Obrigada, Drª Inês, por tê-los publicado!

    ResponderEliminar
  2. Nada disto seria possível se não fosse o seu fantástico contributo!
    Com elevada estima e consideração:
    Inês Marques

    ResponderEliminar