sexta-feira, 20 de maio de 2016

Novas imagens nos maços de tabaco


A partir de hoje os maços de tabaco, para além de conterem cigarros, vão ter também imagens que "chocam", como a de uns pais que choram a morte do filho bebé ao lado de um caixão branco, ou de uma mulher a cuspir sangue, ou de um cadáver ou de uma boca com lesões cancerosas e dentes podres. 
Há divergências relativamente à introdução destas imagens nos maços de cigarros enquanto medida dissuasiva de um vício que em Portugal, mata 30 pessoas por dia, segundo a diretora do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo. 
Mas há certezas quanto ao que define a nova lei do tabaco que vigora desde o dia 1 de Janeiro e que estipula a obrigatoriedade de, a partir de hoje, a indústria do tabaco exibir em 65% das duas faces dos maços fotografias de choque, acompanhadas de informação sobre onde procurar apoio para deixar de fumar, como o site da Direcção-Geral da Saúde e a Linha de Saúde. Aos maços somam-se ainda advertências como “Fumar pode matar o seu filho antes de ele nascer” e “O fumo do tabaco contém mais de 70 substâncias causadoras de cancro”.  
Jornal o Público, maio de 2016

























Sem comentários:

Enviar um comentário